segunda-feira, 5 de março de 2012

BRASIL: UM PAÍS DE MUITAS FACES


Objetivos:

- Estimular o interesse pela história do Brasil;

- Proporcionar a aprendizagem através da interdisciplinaridade;

- Conhecer as regiões do Brasil e suas características;

- Incentivar a integração entre as turmas;

- Aproximar pais e comunidade da escola.



 Tempo estimado: o projeto será trabalhado uma vez por semana durante todo o ano, sendo divido em três etapas.



Conteúdo procedimental



1ª etapa - ( Março, Abril)



Nesta etapa, as aulas serão expositivas, utilizando recursos de vídeo e imagem no Power Point.

Os conteúdos a serem trabalhados serão:



-Período pré-colonial (1500 a 1530)

Povos indígenas (as diferentes tribos e sua cultura)

Chegada dos portugueses (choque de culturas)



-Período colonial (1530 a 1822)

Capitanias hereditárias

Exploração do pau-brasil

Escravidão indígena e africana

Ciclo do ouro



Projeto Sementear:Catando piolhos contando histórias de Daniel Mundukuru; Verso e reverso de Rosane Pamplona e Feira de versos de João Melquiades, Leandro Gomes e Patativa do Assaré.



2ª etapa- (Maio e Junho)



Nesta etapa, os alunos serão divididos em duplas, pesquisarão na internet e em materiais de apoio providenciados pelo professor e apresentarão seminários sobre os seguintes tópicos:



Período imperial (1822 a 1889)

- Monarquia

- Proclamação da independência

- Lei Eusébio de Queiroz

- Imigração italiana

- Lei do Ventre Livre

- Lei Áurea



Período republicano (1889 até os dias atuais)

- Proclamação da república

- Semana de Arte Moderna

- Lampião

- Getulio Vargas

- Ditadura Militar

- Impeachment de Fernando Collor de Mello.

- Fernando Henrique Cardoso

- Luiz Inácio Lula da Silva

- Dilma Roussef



Leituras Feira do Livro: O amor de Maria, Bonita e  O amor de Virgulino, Lampião de Luciana Savaget.







ROTEIRO PARA SEMINÁRIO



PARTICIPANTES DO GRUPO:

TEMA:



ONDE PESQUISAMOS:

O QUE ENCONTRAMOS:

TEXTOS INTERESSANTES:

IMAGENS INTERESSANTES:



3ª etapa- (Agosto e Setembro)

Cada turma se dividirá em 5 grupos e pesquisará uma região do Brasil, os itens a serem pesquisados serão:

1-      Mitos e lendas

2-      Artesanato

3-      Danças e brincadeiras

4-      Festas populares

5-      Pratos típicos

6-      Principais cidades

7-      Atividades econômicas

8-      População e localização

9-      Fauna e flora

10-  Curiosidades



Produto final

Os alunos irão organizar uma feira cultural aberta à comunidade apresentando as regiões do Brasil e suas características.



Conteúdo conceitual

Língua e linguagem

Lendas

Músicas

Pesquisa e registro

Resenha de filmes



Raciocínio lógico matemático

Gráficos e tabelas

Resolução de situações problema



Ciências naturais

Flora e fauna brasileira



Sócio histórico cultural

Leitura e reconhecimento de mapas

Diversidade cultural brasileira

História do Brasil



Arte

Quadros de artistas brasileiros

Diversidade musical brasileira

Artesanato regional

Danças típicas brasileiras

Brincadeiras regionais



Avaliação

Os alunos serão avaliados ao final de cada etapa, na primeira etapa a avaliação será por meio de uma atividade com o conteúdo trabalhado. Na segunda etapa os alunos serão avaliados pela elaboração e apresentação dos seminários e na terceira etapa os alunos serão avaliados pelos relatórios e empenho na organização e realização da feira cultural. 



Referências



BAG, Mario. 13 lendas brasileiras.

BOAS, Marion Villas. Mistérios da Pindorama.

GALDINO, Luiz. Um índio chamado esperança.

MELLO, Thiago. Amazonas.

MUNDUKURU, Daniel. Catando piolhos, contando histórias.

PIEDADE, Amir. Folcloriando.

PREZIA, Benedito e HOORNAERT, Eduardo. Esta terra tinha dono.

SILVA, Aracy Lopes da Silva. História de verdade.

ZOTZ, Werner. Apenas um curumim.


Ocorreu um erro neste gadget